14 Erros Bíblicos no filme NOÉ

noe-2014Apesar do filme de Darren Aronosfky (diretor de O Lutador e Cisne Negro) ter prometido uma super produção e contar com grandes nomes do cinema como Russel Crow (Noé), Jennifer Connelly (Naameh, esposa de Noé) e a pra sempre Hermione Emma Watson (Ila, ?),  segundo o site da Folha de São Paulo: É preciso ter uma paciência de Jó pra assistir Noé.
Então já percebemos que a produção super deixou a desejar, analisando pelo aspecto crítico mesmo, deixando um pouco de lado o quesito teologia.

Ontem e hoje apareceram algumas pessoas insatisfeitas com a trama na timeline do meu facebook, no geral pessoas cristãs que ficaram desapontadas com tamanha asneira, falta de enredo e chateação no filme.
Então decidi pesquisar a respeito, porque não vou gastar dinheiro pra tirar minhas próprias conclusões  e encontrei uma lista com 14 erros teológicos, mas não apenas uma cerejinha no bolo pra dar um TCHAN! Coisas totalmente hereges.
Quem escreveu esta lista (todos os itens tem referências Bíblicas) foi o Bispo Marcello Brayner da IURD.
Aí vai a lista:

Adão e Eva são ditos tinham só três filhos. Gênesis 5:04 diz que Adão e Eva tiveram outros filhos e filhas.

O pai de Noé, Lameque, é morto por Tubal-Caim quando Noé é uma criança. Na Bíblia, Lameque viveu 590 anos depois que Noé nasceu (Gênesis 5:30) .

A pele de cobra, aparentemente a partir da serpente no Jardim do Éden, é transmitida como um direito de nascença na linha de Seth. Um símbolo do mal (de Satanás) nunca teria sido uma relíquia de família na linha da humanidade que estava se esforçando para ser fiel a Deus.

Um grupo de anjos queria ajudar Adão e Eva depois da queda, e, portanto, desobedecendo a Deus, resultando em serem amaldiçoados. Esses anjos caídos no filme, aparentemente, redimiram-se ao defender a família de Noé e a arca, sendo autorizados a voltar ao céu. Na Bíblia, os anjos caídos se rebelando contra Deus não tiveram nada a ver com eles quererem ajudar a humanidade, e não há oportunidade de redenção nesse caso (Mateus 25:41 ; Judas 6).

Noé se diz ser a última pessoa na linha de Seth. Na Bíblia, cada descendente de Seth disse ter tido outros filhos e filhas, incluindo seu pai, Lameque (Gênesis 5:7, 10, 13, 16, 19, 22, 26, 30).

Parte da razão para o dilúvio no filme está a ser dita que a humanidade não cuidou do meio ambiente. A Bíblia não indica em parte alguma que o abuso da humanidade sobre a Terra teve alguma coisa a ver com o Dilúvio. Em vez disso, a Bíblia aponta para o mal, a violência e a corrupção da humanidade como motivos(Gênesis 06:05 , 11, 13).

Noé não tem certeza do que Deus quer que ele faça, até que Deus o revela em um sonho um tanto nebuloso. Na Bíblia, Deus dá a Noé instruções muito detalhadas sobre o que ele deveria fazer (Gênesis 6:14-22 ).

No filme, Noé não acha que Deus quer salvar a humanidade. Em vez disso, Noé vê a si mesmo e sua família apenas como o meio pelo qual Deus preserva os animais. Na Bíblia, Deus deseja explicitamente salvar Noé e sua família para que eles possam repovoar a terra depois do dilúvio (Gênesis 6:8; 7:01 ; 9:1).

Apenas seis membros da família de Noé estão sobre a arca: Noé, a esposa de Noé, os filhos de Noé, Sem, Cam e Jafé, e a esposa de Sem. No relato bíblico, os três filhos de Noé já são casados e suas esposas também estão sobre a arca (Gênesis 7:13), oito pessoas ao todo (1 Pedro 3:20).

Tubal-Caim é capaz de esgueirar-se para a arca. Na Bíblia, ninguém além de a família de Noé está na arca. Há lendas não bíblicas sobre alguém estar na arca, mas nas lendas, é O , rei de Basã, não Tubal- Caim.

Tubal-Caim, na tentativa de chegar a Cam e fazer parceria com ele, ensina a Cam que Deus deu a humanidade o domínio sobre a terra e tudo nela. Isto é inteiramente verdade (Gênesis 1:26-28). Mas a insinuação deste conceito no filme que está sendo promovida por Tubal-Caim é que é mau acreditar que Deus criou a humanidade para ter domínio sobre a terra.

Noé, convencido de que Deus não quer que a humanidade continue, quase mata as duas filhas bebês de Sem. No relato bíblico, Noé não está em conflito se Deus quer que a humanidade sobreviva e nunca teve o desejo de assassinar suas netas (Gênesis 6:08 ; 7:1).

Depois do dilúvio, Noé se sente como se tivesse falhado com Deus e, portanto, vive isolado de sua família até que a esposa de Sem o corrige. Mais uma vez, no relato bíblico, Noé sabia exatamente o que Deus queria que ele fizesse.

Depois do dilúvio no filme, Cam, aparentemente, nunca mais volta e morre sozinho. A Bíblia não diz nada sobre Cam saindo e alguns registros mostram Cam tendo inúmeros descendentes (Gênesis 10:6-20).

Todo mundo defende a ideia que o Livro é sempre melhor que o Filme, então gente, vamos lêr Gênesis que é um livro repleto de aventuras reais, cheio do poder de Deus!
Eu vou bem esperar esse filme passar na TV pra assistir.

Alguém já assistiu e teve uma opinião diferente?

Aracelli de A. Amorim

Fonte: Internet Gospel Prime e Folha de S. Paulo
Anúncios

7 comentários sobre “14 Erros Bíblicos no filme NOÉ

  1. roberto disse:

    dou razão aos seus comentários, acabei de ver o filme e eh isso mesmo q vc escreveu sem contar o fato q o tal rei passou nove meses dentro da arca de conchavo com o ffilho de noe, e ninguem descobriu, e devido a esses erros e outros não concordo com o roteiro do filme, poderiam mudar todos os nomes dos personagens e mudar o nome do filme tb para”Diluvio” seria melhor pois num tem muito a ver com a bíblia, mas eh um bom filme,

  2. Elias disse:

    E uns dos piores filmes Biblico que ja assisti o diretor deve ser ateu historia totalmente distorcida uma porcaria……

  3. Bianca disse:

    Eu achei que eles deturparam a Bíblia da forma que eles queriam que as pessoas vissem,e não da Forma que realmente a Bíblia Relata!!E tem muita gente que passou a acreditar que a História de Noé foi realmente aquilo!!Tudo oq vai contra a palavra de Deus ou a modifica pra mim é RIDÍCULO Então O Filme pra mim foi Simplesmente RIDÍCULO!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s